data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
O Clube de Computação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está com inscrições abertas para a Oficina de Programação "Só Para Gurias", uma atividade de iniciação às linguagens desse universo de algoritmos e estrutura de dados.
Refrigerantes da Cyrilla estarão à venda em Santa Maria na semana que vem
A iniciativa, em parceria com o grupo BitMarias, é 100% remota e gratuita, voltada a alunas do Ensino Médio de escolas públicas de Santa Maria e da região da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). Os encontros serão conduzidos pelas universitárias de graduação e pós-graduação da área de Computação da UFSM. O objetivo é fazer com que mais mulheres se interessem pelo universo da tecnologia e suas oportunidades.
Hospital Regional tem leitos de UTI habilitados e mais 10 clínicos funcionando
- Neste período, estamos oferecendo oficinas que trabalham noções de programação de computadores usando diferentes linguagens. Como uma inovação, oferecemos uma das turmas só para meninas, acompanhando tendências mundiais de inclusão de mais mulheres em uma área importantíssima, que carece de mais participação feminina - ressalta a professora Andrea Schwertner Charão, idealizadora do clube.
Cruz Alta confirma a primeira morte por coronavírus
As aulas se iniciam na próxima segunda-feira e seguem até 17 de junho. As atividades serão mediadas pelo Discord - aplicativo de comunicação muito utilizado em comunidades de jogos -, nas segundas e quartas-feiras, das 14h30min às 16h30min. As interessadas podem fazer a inscrição através deste link, até domingo. No total, a oficina terá carga horária de 20 horas de atividades.
Restam cinco dias para se inscrever no Viva Cultura 2020
O Clube de Computação também está com inscrições abertas para outra oficina, de Iniciação à Programação, também voltada para estudantes do Ensino Médio (meninos e meninas) de escolas públicas de Santa Maria e região.
- Acreditamos que as oficinas on-line sejam um meio de manter os jovens do Ensino Médio intelectualmente ativos, neste período de distanciamento em que as escolas estão fechadas. É uma área que pode gerar muitas oportunidades de trabalho e renda ou, no mínimo, boas horas de aprendizagem ativa. Para quem aprende e se aprofunda na área, não falta emprego ou oportunidades de empreendimento hoje em dia - comenta Andrea.
As aulas começam na próxima terça-feira e seguem até 18 de junho, 100% on-line. Os encontros são às terças e quintas-feiras, das 11h ao meio-dia, com carga horária total de 20h. As inscrições podem ser feitas até domingo, através deste link.
O CLUBE
O Clube de Computação da UFSM teve início em 2014, quando Andrea era coordenadora do Curso de Ciência da Computação e buscava estreitar relações com alunos e professores da Educação Básica. O propósito do clube é criar oportunidades para que os fundamentos da Computação passem a ser mais conhecidos desde a Educação Básica, mesmo por pessoas que não desejem seguir carreira na área, como destaca a professora:
- Essa é uma tendência mundial, já que muitos países incluíram o Pensamento Computacional e noções de programação em seus currículos obrigatórios. O que se observa, hoje, é que crianças, jovens, adultos e idosos conseguem usar muitas tecnologias, mas não fazem ideia de como são criadas. No Clube de Computação, desenvolvemos atividades extracurriculares que contribuem para mudar este cenário, colocando os participantes no papel de quem cria, sempre utilizando ferramentas e abordagens pedagógicas condizentes com a idade e o nível de ensino.